Fernando Alves Firmino

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terça-feira, 28 de maio de 2013

Toni Basil - Mickey






A cantora nos dias atuais


     Este vídeo é para os saudosistas, música de 1982, "one hit wonder" de Toni Basil, uma cantora e coreógrafa norte-americana, atualmente com 69 anos.Foi de resto uma canção classificada no 6º lugar dos maiores "one hit wonders" dos anos 80, pelo VH1.

      Na verdade, "Mickey" é uma versão de um original dos britânicos Racey, gravada em 1979, mas foi com Toni Basil que galgou tabelas em todo o mundo.

       No vídeo, Basil usa uniforme de cheerleader da Las Vegas High School onde se formou.

   


terça-feira, 14 de maio de 2013

Carangos e motocas (1974)

Inesquecível hein... ????
Ai a tela de abertura.



     Whellie, Rota e a turma do Chapa (Motocão na nova dublagem) eram os personagens desse desenho muito divertido, no qual todos os personagens eram automóveis e não existiam seres humanos. A turma do Chapa era formada por motoclicletas metidas a besta, que viviam tentando prejudicar Whellie, o pequeno carro vermelho. O pivô da disputa era a conquista do amor de Rota, a bela conversível amarela. Todos os personagens tinham voz, menos Whellie que, estranhamente, só buzinava. A produção é da Hanna-Barbera de 1971 e foi apresentado no Brasil nos anos 70, 80 e recentemente, nos anos 90, pela Rede Record, nas manhãs de sábado.


O casal 20 do desenho.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os monstros




      The Munsters (no Brasil, Os Monstros) é uma série de televisão criada ao mesmo tempo que a Família Addams. Foi ao ar no dia 24 de Setembro de 1964 pela rede de televisão CBS . Em 1966 foi lançado o longa-metragem "Monstros à Solta", quando a série já estava em declínio. Os episódios eram em preto & branco, o que foi apontada como a principal causa da queda da audiência, pois perderam pontos quando estrearam no canal concorrente ABC a série colorida de Batman. O filme de 1966 trazia pela primeira vez a família em cores, mas o sucesso relativo do mesmo não conseguiu fazer com que a produção da TV continuasse.


Ai a abertura original. Inesquecível



Olha mais um pouco.

sábado, 20 de abril de 2013

As Panteras (Charlie's Angels - 1976 a 1981 - 116 episódios)





     "Era uma vez três panterinhas que entraram para a polícia feminina. E a cada uma foi destinada uma missão perigosa. Mas eu as afastei de tudo isso. E agora trabalham para mim. Meu nome é Charlie."

     Neste seriado três lindas garotas trabalham como detetives resolvendo diversos casos para um misterioso milionário chamado Charlie Townsend .

     Charlie nunca aparece e passa suas instruções por um comunicador para suas panterinhas. Ao lado das garotas está o amigo de Charlie, John Bosley que as ajuda em suas missões.

     As componentes originais das Panteras eram: Sabrina (Kate Jackson) que fazia o papel da líder intelectual, fria e racional; Jill (Farah Fawcett) que fazia o tipo atlético e Kelly (Jaclyn Smith) que interpretava uma ex-show girl para quando era necessário um charme extra.

     Jill foi substituída por Kris Munroe (Cheryl Ladd), que fazia o papel de sua irmã caçula. Na quarta temporada Sabrina deixou o grupo e Tiffany Welles (Shelley Hack) 


domingo, 31 de março de 2013

Mauricio de Sousa




     Hoje o Super 80 vem render homenagens a este gênio, aquele que alimentou e está presente em nosso imaginário, repleto de histórias, Mauricio de Sousa.


    Mauricio de Sousa nasceu no Brasil, numa pequena cidade do estado de São Paulo, chamada Santa Isabel. Foi em outubro de 1935.

    Seu pai era o poeta e barbeiro Antônio Mauricio de Sousa. A mãe, Petronilha Araújo de Sousa, poetisa. Além de Mauricio, o casal teve mais três filhos: Mariza (já falecida), Maura e Marcio.

    Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a vizinha cidade de Mogi das Cruzes, onde passou parte da infância. Outra parte foi vivida em São Paulo, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes.

    Suas primeiras aulas foram no externato São Franciso, ao lado da Faculdade, no centro de São Paulo. Mas depois continuou estudos no primário e no ginásio, dividindo-se entre as duas cidades.

    Enquanto estudava, trabalhou em rádio, no interior, onde também ensaiou números de canto e dança.

   Chegou a fazer ilustrações para os jornais de Mogi. Mas queria desenvolver técnica e arte. Para isso, precisava procurar os grandes centros, onde editoras e jornais pudessem se interessar pelo seu trabalho.

    Pegou amostras do que já tinha feito e publicado e dirigiu-se para São Paulo em busca de emprego. Não conseguiu. Mas havia uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã. E Mauricio fez um teste para ocupar a vaga. E passou.
    Ficou 5 anos escrevendo reportagens policiais. Mas chegou um tempo em que tinha que decidir entre a polícia e a arte. Ficou com a velha paixão.

   Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono  Bidu e Franjinha  e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.

    Essa passagem deu-se em 1959.

    Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de jornal  Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo tablóide para publicação semanal - Horácio, Raposão, Astronauta - que invadiram dezenas de publicações durante 10 anos.

   Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.

    Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.

   Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de produtos.

   Seus trabalhos começaram a ser conhecidos no exterior e em diversos países surgiram revistas com a Turma da Mônica.

    Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos animados japoneses.

    Mauricio ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu mercados.

    Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação  a Black & White  com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticados como as animações), a bilheteria sem controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.

    Mauricio, então, parou com o desenho animado e concentrou-se somente nas histórias em quadrinhos e seu merchandising, até que a situação se normalizasse. O que está ocorrendo agora.

    Conseqüentemente, voltam os planos de animação e outros projetos.



    E dentre esses projetos, após a criação do primeiro parque temático (o Parque da Mônica, no Shopping Eldorado, em São Paulo, seguido do Parque da Mônica do Rio de Janeiro) Mauricio prevê a construção de outros, inclusive no exterior.

    As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão.

     A par de um projeto educacional ambicioso, onde pretende-se levar a alfabetização para mais de 10 milhões de crianças.



    A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.


segunda-feira, 25 de março de 2013

DeLorean, um ícone







     O engenheiro John Zachary DeLorean foi o idealizador do primeiro muscle car, o Pontiac GTO, em 1964, e foi na divisão mais esportiva da General Motors que ele ganhou fama em Detroit. Chegou aos altos escalões do grupo até que saiu da empresa, em 1973. DeLorean tinha o sonho de criar um esportivo de aço inoxidável, ideia que até apresentou à GM. Não houve interesse, mas ele não desistiu: fundou sua própria companhia. Em 1975 o desenho do cupê estava pronto nas pranchetas de Giorgetto Giugiaro, mas faltava financiamento. Com sua reputação dos tempos de executivo da GM e acesso a nomes influents da indústria, ele custeou o projeto de 300 milhões de dólares com 4 milhões do próprio bolso, mais dinheiro de Wall Street, de revendedores, do governo britânico e até do apresentador de TV Johnny Carson.

     De posse do dinheiro, ele ergueu uma fábrica em Dumurry, na Irlanda do Norte. Influência da Lotus, o chassi em Y do carro era de fibra de vidro e resina conhecida como Elastic Reservoir Molding (ERM). Completando a multinacionalidade, o motor V6 Peugeot-Renault traseiro de 145 cv usava cabeçote Volvo e injeção mecânica Bosch. Na frente, iam radiador e tanque de gasolina.

     O aço inoxidável dos painéis da carroceria custava oito vezes mais que o aço estampado tradicional. Assim, ela deveria resistir à corrosão ao menos 25 anos. Parafusos fixavam as chapas para facilitar a manutenção. Sem pintura nem polimento, a lataria só precisava de uma palha de aço especial para esconder arranhões. As portas asa-de-gaivota, eternizadas pelo Mercedes-Benz 300 SL 1954, não só conferiam personalidade como segurança em colisão - o batente mais alto da porta fornecia um anteparo a mais contra impactos laterais. Embora conhecido depois como DMC-12, o modelo foi lançado em 1981 como DeLorean Sports Car e considerado caro, lento, falho no acabamento e bem menos visionário que a expectativa em torno dele fazia supor.

    As vendas caíram já no segundo ano e logo depois o governo britânico fechou a fábrica por irregularidades fiscais, deixando 2 000 carros prontos no pátio. Tudo caminhava para que o DMC-12 fosse mais um fracassado esportivo idealizado por um sonhador, quando virou estrela do filme De Volta Para o Futuro, de 1985 - o que motivou uma empresa do Texas a comprar o ferramental e voltar a produzir o cupê a partir de 2008. Ou seja, o status de ícone cultural do DeLorean surgiu só depois de seu prematuro fim e vem repercutindo até hoje, durando mais que o aço inoxidável da sua carroceria.




quinta-feira, 14 de março de 2013

Máquina de escrever, lembra ???


Esta era presença garantida nos cursos de datilografia.

     A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel.

     O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do carácter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície.

     No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever na generalidade das empresas e na utilização doméstica, sendo substituídas pelo computador, que, com processadores de texto, possibilitam efetuar o mesmo trabalho de modo mais eficiente e rápido.

     O profissional especializado em usar a máquina de escrever é chamado de datilógrafo.

Eu tive uma destas.

     A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henri Mill, em 1714.

     O italiano Pellegrino Turri introduziu, em 1808, o sistema de Teclado. Posteriormente, o mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo aperfeiçoado, com maior rapidez de escrita (1843). Outros nomes como os do norte-americano Burth, o inglês Jenkins, e o francês Pogrin, colaboraram para o aperfeiçoamento da máquina.

    As primeiras máquinas imprimiam apenas em caracteres maiúsculos. Foi Brooks quem conseguiu a impressão dos caracteres maiúsculos e minúsculos.

     A última fábrica que produzia máquinas de escrever não elétricas, a Godrej and Boyce em Bombaim, Índia, encerrou em 2011, depois de ter vendido menos de 1.000 exemplares no último ano, definitivamente tornou-se numa peça de museu.

Máquina Elétrica.


A máquina de escrever brasileira

     A invenção de um dispositivo mecânico de escrita no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba do Norte (atual João Pessoa) em 1827 e falecido em 1888. Professor de Matemática do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, integrante de uma família em que existiam mecânicos, constrói um modelo de máquina de escrever que apresentou na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861, e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em fins do mesmo ano, sendo premiado com a Medalha de Ouro.